COMBI BRAKE - Freio CBS, a garantia de uma frenagem mais eficiente para as motos

COMBI BRAKE - Freio CBS, a garantia de uma frenagem mais eficiente para as motos

A frenagem CBS – Combined Brake System –, também conhecida por “Combi Brake”, é uma invenção que se tivesse surgido mais cedo teria evitado muitos problemas, e acidentes, claro.

Atualmente, um terço dos modelos comercializados pela Honda Brasil são equipados com esta tecnologia. Direcionado a modelos de baixa cilindrada, o Combi Brake se caracteriza por ser tecnicamente simples, ter baixo custo de construção e manutenção e apresentar grande eficiência em motonetas, scooters e motos leves.

O Combi Brake reduz efetivamente a distância de frenagem pois faz com que um único comando – a alavanca de freio esquerdo nas scooters ou o pedal do freio nas motos – acione simultaneamente o freio da roda dianteira quanto o freio traseiro.

Infelizmente, ainda são muitos os motociclistas que evitam o uso do freio dianteiro, acionado pela alavanca posicionada do lado direito do guidão tanto em motos quanto em scooters. Isto acontece pela crença, totalmente infundada, de que frear a moto com freio dianteiro levaria a uma capotagem. Tal bobagem é discretamente corrigida pelo sistema Combi Brake, que gera frenagens mais eficientes e em espaços mais curtos “na marra”.

freio CBS não exige componentes eletrônicos para seu funcionamento assim como não eleva o peso dos veículos. Na prática, ao acionar a alavanca de freio à esquerda do guidão (nas scooters) ou o pedal de freio nas motos, cerca de 20 a 30% da força é direcionada ao freio dianteiro, enquanto a parcela restante vai para o freio traseiro.

A existência do sistema Combi Brake, não modifica a tradicional atuação da alavanca de freio da direita, exclusiva do freio dianteiro. Deste modo, a frenagem ideal permanece sendo aquela ensinada pelos melhores e mais experientes instrutores de pilotagem: dosar a força sempre privilegiando o freio dianteiro e usar o traseiro como freio auxiliar.

É claro que a frenagem ideal pode variar de acordo com fatores como o tipo de pavimentação, se levamos carga ou garupa ou mesmo se a frenagem vai ocorrer em subida, no plano ou em descida. Porém, de um modo geral, a chegada do Combi Brake facilitou muito a complexa arte de frear bem motos ou scooters em qualquer que seja a situação.

Apesar da inquestionável melhora nos espaços de frenagem proporcionada pelo sistema Combi Brake, tal tecnologia não elimina a necessidade de pilotar atentamente, respeitando seus limites, os da moto e principalmente usar grandes doses de bom senso e civilidade sempre que você estiver no comando de um guidão. 

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